IMIP

Hospital Pelópidas Silveira


A Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP-HPS) é parte integrante da Superintendência do Hospital Pelópidas Silveira – IMIP e desenvolve, com as demais diretorias, o planejamento estratégico institucional.

A missão da DEP é implantar uma política de ensino moderna e inovadora que caracterize o HPS como centro formador de profissionais capacitados à assistência, ensino em saúde e pesquisa nas áreas de atuação da Instituição, em consonância com a história de desenvolvimento acadêmico do IMIP.

Na área educativa a DEP-HPS está envolvida com educação permanente presencial e virtual, estágios, residências, cursos, treinamentos e capacitações, além de orientação e avaliação de projetos de pesquisa.

Na área de gestão a DEP-HPS está envolvida com registro de projetos (de pesquisa, extensão e desenvolvimento acadêmico institucional), controle acadêmico das atividades de ensino e aprendizagem em serviço.

A DEP-HPS dispõe de infra-estrutura física e virtual, além de equipe estruturada e programas que permitem a realização das atividades acima:


1) DEPOnline: Interface virtual da DEP-HPS, a aba ensino e pesquisa no site HPS (hps.imip.org.br) contém as normas, publicações, programas de estágio e aperfeiçoamento, calendário anual de cursos, orientação para pesquisadores e diversas outras informações de interesse ao Corpo Clínico HPS e demais interessados.


2) Auditório HPS: Espaço físico para 70 pessoas, dispõe de tela de projeção, equipamento de projeção áudio-visual com controle remoto e apontador laser, microfone e ar condicionado, situado no Prédio Administrativo HPS.

Agendamento de atividades no Auditório HPS é centralizado na Secretaria da Diretoria (3183.0303).


3) Escolaridade-HPS: A Escolaridade – HPS situada no Prédio Administrativo   dispõe de equipe com procedimentos operacionais bem estabelecidos para acompanhamento do processo documental de cada estagiário na Instituição até sua certificação (Escolaridade HPS: hps.dep@hps.imip.org.br, 31830350)


4) Biblioteca Jorge Wanderley: Situada no 4º Andar Leste do Prédio Principal HPS, a BJW pode acomodar até 25 usuários e é coordenada por Bibliotecário que presta assistência e treinamento aos usuários cadastrados. A BJW possui 12 terminais de computador para usuários e mais de mil títulos para empréstimo e consulta. A cada mês cerca de 150-180 usuários utilizam a BJW para leitura, pesquisa, estudo, empréstimos, consultas e treinamentos. A BJW dispõe do Portal CAPES de periódicos e é a sede física do BIC-HPS. A BJW possui regulamento disponível no site do HPS (hps.imip.org.br) e sua atividade é monitorizada por relatórios periódicos de acompanhamento.


5) BIC-HPS: O Banco de Imagens Clínicas HPS é proposta inovadora da DEP-HPS que combina, sob regras precisas, o sistema de arquivamento de imagens médicas para uso terapêutico e de pesquisa na Instituição. O BIC tem sede física na BJW e atende usuários cadastrados. O BIC-HPS recebeu financiamento FACEPE com contrapartida HPS e é monitorizado por Comitê Gestor formado por profissionais de outras instituições no nordeste e sudeste do país (BIC-HPS: hps.bic@hps.imip.org.br).


6) Educação Permanente Presencial Tutorial (EPP-HPS): A equipe de EPP é composta pelos setores de treinamento e avaliação. O setor de treinamento funciona de domingo à sexta de 16h-22h, promovendo treinamento tutoriais aos grupos de interesse similar dentro do Corpo Clínico – HPS. O setor de avaliação visita todos os setores institucionais em Calendário previamente determinado. A função do setor de avaliação da EPP é garantir a incorporação prática dos conteúdos treinados, enfatizando aspectos práticos do treinamento e diagnosticando oportunidades de treinamento futuras. O trabalho da EPP-HPS é definido por procedimentos operacionais bem estabelecidos e relatórios periódicos de acompanhamento. A pasta InformesEPP, em todos os terminais da Unidade, disponibiliza informações e calendários da EPP-HPS (EPP-HPS: hps.educacao@hps.imip.org.br).

 

7) Educação Permanente Virtual – Plataforma Pelópidas Digital (PD-HPS): A PD-HPS é uma plataforma virtual de ensino, baseada em módulos, contendo tutoriais e testes em conteúdos nucleares das diversas áreas de interesse na Instituição. Inovadora e arrojada, a PD-HPS expande a EPP-HPS, permitindo educação continuada de adultos, na área da saúde, através de ferramentas tecnológicas e acesso ilimitado no tempo/espaço utilizando a web. A PD-HPS possibilita aos usuários cadastrados a possibilidade de realizar cursos e receber certificações de acordo com o interesse e empenho individual. À DEP,  a PD-HPS permite acompanhar o desenvolvimento do Corpo Clínico, através de ferramentas de auditoria do sistema, bem como alimentar continuamente a Plataforma com conteúdos novos e atualizados. Criado especificamente para atender aos requisitos determinados pela DEP-HPS, o PD permite um salto de qualidade no ensino em uma unidade especializada de perfil único como o HPS.


8) Programa de Estágios e Aperfeiçoamento Profissional- HPS (PE-HPS): O PE-HPS tem como finalidade definir quantos e quais os estágios e residências que, estando em sintonia com a vocação institucional, podem efetiva e adequadamente ser oferecidos pela Instituição no período. Esse planejamento prévio, que obedece a um Calendário Anual, permite a) preparação da equipe de preceptores e pessoal dos setores envolvidos, b) definição clara do papel de cada um dos envolvidos e c) alocação de recursos necessários à plena realização do treinamento, com claro benefício para profissionais envolvidos, estagiários, preceptores e a Instituição como um todo. No Programa de Estágios e Aperfeiçoamento Profissional - HPS o termo estágio é utilizado em seu sentido mais geral e inclui rodízios de estudantes e residentes desta e de outras instituições, bem como observerships de profissionais brasileiros e de outras nacionalidades. Privilegiando o olhar humanístico, o planejamento deve definir quais as características de interesse no candidato e aquisições esperadas após o término do estágio/programa. Nesse contexto, o domínio cognitivo envolve conhecimentos teóricos e nivelamento necessários, domínio psicomotor envolve habilidades e atitudes práticas, enquanto domínio afetivo envolve valores e comportamentos desejados entre profissionais de saúde. Cada proposta de estágio ou programa de aperfeiçoamento profissional é submetido à avaliação da Superintendência do Hospital Pelópidas Silveira e a lista de estágios e residências aprovados é divulgada no site institucional (hps.imip.org.br)

Em 2017.1, o Programa de Estágios e Aperfeiçoamento Profissional do HPS conta com 12 atividades de formação profissional, sendo 08 para acadêmicos, 03 rodízios para Residentes e 01 Programa de Residência HPS (Neurologia). De acordo com as áreas de interesse, o HPS dispõe de 06 programas de estágio e residência na área de Medicina, 02 programas na área de Nutrição, 02 programas na área de Enfermagem, 01 programa na área de jornalismo em área de saúde e 02 programas de estágio na área de fisioterapia. O programa de Residência em Neurologia foi visitado em novembro de 2015 e aprovado na condição de credenciamento provisório.

Todos os programas de estágio e aperfeiçoamento profissional HPS são regidos por Projetos Pedagógicos disponíveis no site da Instituição (hps.imip.org.br), lista de estágios, Tabela 1, pdfs


9) Grade Regular de Cursos: Ainda na área de ensino a DEP-HPS possui uma grade regular de cursos que incluem no presente: a) Curso Teórico-Prático: Exame Neurológico para Profissionais de Saúde, b) Tratamento Agudo Acidente Vascular Encefálico, c) Morte Encefálica, d) Manejo das Emergências Cardiológicas e e) Curso Básico de Cuidados ao Paciente com Lesão Medular. Esses cursos, oferecidos periodicamente na Instituição são combinados à Ciclos Científicos, Palestras e outras atividades presenciais de treinamento e atualização.


10) Publicações DEP-HPS: A DEP-HPS possui três coleções em publicação regular: a) Panfletos Educativos- HPS, b) Cartilhas - HPS, C) Pautas de Conduta – HPS. Os Panfletos Educativos são destinados ao Corpo Clínico, Cuidadores e Pacientes. Aborda em linguagem simples regulamentos institucionais, orientações pré ou pós-tratamento e atitudes específicas em condições pré-determinadas. As edições 2012 a 2016 dos Panfletos Educativos HPS possui 06 exemplares cada e os temas podem ser consultados na página HPS (DEP). As cartilhas HPS são destinadas ao Corpo Clínico HPS. De formato ergonômico para o uso diário, essas publicações abordam conteúdos de interesse prático, escalas, doses e diluições preconizadas em situações específicas. As Pautas de Conduta HPS são publicações multidisciplinares, distribuídas ao Corpo Clínico e abordam procedimentos e condutas adotados na Instituição. De caráter clínico e organizacional as Pautas garantem homogeneidade às condutas na Instituição. Lançadas em 2012, com segundo volume em 2014 e o terceiro em 2016, as Pautas de Conduta HPS estão disponíveis para consulta online no repositório institucional (nessa página) e na intranet (pasta InformesEPP). 

 

11) Programa de Acompanhamento de Atividades de Pesquisa (PAAP-HPS): Atividades de pesquisa a serem realizadas no HPS devem ser matriculadas na DEP para análise, acompanhamento e ao final do estudo - depósito do banco de dados de pesquisa na DEP. Esse processo garante execução de atividades de pesquisa, sem interferência nas atividades assistenciais da Instituição e obedecendo aos preceitos éticos e rigor científico. O processo de análise de projetos inicia-se com a pré-matricula da proposta na DEP. A partir desse registro as Áreas e Coordenações envolvidas são informadas e expressam suas considerações acerca da factibilidade do projeto e possíveis interferências com as atividades assistenciais regulares de cada setor. Havendo sugestões e modificações, os autores são comunicados e os devidos ajustes realizados. Projetos entregues após está revisão estão matriculados na DEP, possuindo número para seguimento e referência. Nessa fase, os autores recebem autorização formal para utilizar o nome da Instituição no projeto a ser apresentado ao Comitê de Ética em Pesquisa/Plataforma Brasil. As atividades de coleta de dados na Instituição só podem ser iniciadas quando o parecer positivo do CEP é entregue à DEP-HPS. Como garantia do rigor científico, ao final da fase de coleta, o banco de dados de qualquer pesquisa realizada na Instituição deve ser depositado na DEP-HPS, podendo ser consultado por periódicos ou Instituições  regulamentadoras de atividades de pesquisa.

Leia mais sobre o PAAP-HPS na aba específica. 

Matrículas de Projeto de Pesquisa no HPS e demais atividades do PAPP são centralizadas na Secretaria da Diretoria - [(81) 3183.0303]


12) Laboratório de Simulação e Treinamento das Equipes Multiprofissionais (LASIM-HPS):  O LASIM-HPS é um espaço de treinamento multiprofissional situado no prédio administrativo do HPS. O LASIM-HPS possui três áreas destinadas a treinamentos teóricos, virtuais e práticos - esses últimos incluindo atividades de prática monitorada e simulação realística, que capacitam os profissionais do do HPS a trabalhar em equipe, fomentando conceitos de equipe de alta eficiência. Atividades no LASIM-HPS são centralizadas na Educação Permanente Presencial Tutorial (EPP-HPS: hps.treinamento@hps.imip.org.br)

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