IMIP

Hospital Pelópidas Silveira


Normas da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP)
 
 
1. Filmagens e Fotografias no Âmbito do HPS
 
Filmagem e fotografia são estritamente proibidas no âmbito do HPS, excetuando aqueles registros previstos em projetos de educação continuada da própria instituição ou protocolo de pesquisa previamente aprovado em Comitê de Ética e registrados na DEP.
 
Uso indevido de imagens está sujeito às sanções legais cabíveis.
 
 
2. Inscrição para Palestras, Cursos e Atividades Científicas no HPS
 
Inscrição prévia é obrigatória para palestras, cursos e demais atividades científicas no HPS.
 
Inscrições podem ser realizadas nos dias úteis de 08h-12h e 14h-17h30, na Escolaridade HPS ou através do telefone: (81) 3183.0350.

 

O número de vagas para essas atividades é limitado de acordo com a classificação: 1) Eventos Abertos e 2) Eventos de Treinamento Institucional

 
a) Eventos Abertos: nesses eventos a prioridade é dada por ordem de inscrição, até que seja atingida capacidade máxima prevista para o evento. Indivíduos inscritos em lista de espera serão incorporados na lista de inscritos na eventualidade de desistência ou surgimento de novas vagas a partir das 48h que antecedem a data do evento até os momentos que antecedem o seu início.
 
B) Eventos de Treinamento Institucional: prioridade é dada por ordem de inscrição, nas categorias pré-determinadas de acordo com estratégia de treinamento da DEP. Indivíduos inscritos em lista de espera serão incorporados na lista de inscritos na eventualidade de surgimento de vagas, substituição ou desistência em sua categoria, a partir das 48h que antecedem a data do evento, até os momentos que antecedem o seu início.
 
Interessados que não realizaram inscrição prévia estarão sujeitos à disponibilidade de vagas no momento do início da atividade científica. 
 
A reserva da vaga, obtida mediante inscrição, fica garantida até o final da primeira sessão da programação. Participantes inscritos que não se apresentarem até esse momento, serão substituídos por interessados em lista de espera, presentes no local.
 
Cabe aos interessados, inscritos em lista de espera, acompanhar sua incorporação na lista final de inscritos.
 
Participantes inscritos em cursos que utilizam material científico para preparação prévia deverão resgatar material na Diretoria ou Escolaridade HPS mediante assinatura de recebimento. Cada participante terá direito a um (01) material científico.
 
Atas de presença estarão disponíveis durante a realização do evento. Certificação será concedida mediante confrontação com ata de presença.
 
Certificados serão entregues sob assinatura (ata de certificados). 
 
A DEP-HPS recomenda a cada participante resgatar seu certificado tão logo disponibilizado ao final de cada evento científico, não se comprometendo com a guarda de certificados após término dos eventos científicos. Certificados não resgatados no período de até 01 ano após o evento serão destruídos.
 
 
3. Entrega de Certificados
 
a) Regras Gerais
 
Nome do participante será impresso conforme ato de inscrição.
 
Certificados serão entregues sob assinatura (ata de certificados). 
 
A DEP-HPS recomenda a cada participante resgatar seu certificado tão logo disponibilizado ao final de cada evento científico, não se comprometendo com a guarda de certificados após término dos eventos científicos.
 
Certificados não resgatados no período de até 01 ano após o evento serão destruídos.
 
b) Participantes
 
Cursos com certificação para participante serão especificamente anunciados pela DEP
 
Certificação para participante requer a realização das atividades pré e pós curso (quando aplicável) e registro em ata nas atividades presenciais (quando aplicável).
 
Certificação de participação em cursos virtuais requer a completude, com adequado percentual de acertos (quando aplicável) dos requisitos listados para o curso. Requisitos e percentual de acertos requeridos para cada curso serão anunciados no site da DEP.
 
Certificados de atividades virtuais serão entregues na Escolaridade HPS mediante solicitação eletrônica ou entrega do resumo das atividades online (impressão a partir do site) e assinatura de protocolo.
 
b) Palestrantes, Instrutores, Visitas Técnicas
 
Certificado será fornecido para palestrantes, instrutores e convidados em Visita Técnica às instalações do HPS. Certificado para palestras, instrutores e visitantes técnicos poderá ser entregue em mãos ou enviado por correio eletrônico, mediante informe de endereço de emaill.
 
 
4. Visitas Institucionais/Observerships
 
O Hospital Pelópidas Silveira pode receber profissionais médicos para visitas institucionais/Observership, de duração mínima de 10 até um máximo de 30 dias, desde que atendidas as seguintes condições:
 
Encaminhamento à DEP com antecedência mínima de 60 dias antes do início da visita/observership da seguinte documentação:
 
Do profissional médico interessado:
 
1) Encaminhamento de pedido de visita/observership, discriminando: setor de interesse, contato no setor, tempo estipulado para visita.
 
2) Carta de intenções discriminando:
  a) Instituição e ano de graduação no curso médico, número de registro no Conselho Regional de Medicina (CRM)
b) Motivo da visita 
c) Endereço e contato permanentes (incluindo telefone e email)
d) Endereço e contato no Recife, durante o período da visita (incluindo telefone e email)
 
3) Apresentação de cópia do seguro-saúde integral, vigente no território nacional, para o período solicitado de visita.
 
Do Setor no HPS:
 
1) Anuência prévia, por escrito, do Coordenador do Setor/Serviço no qual a visita será realizada, designando membro do corpo clínico do HPS que será responsável pelo Visitante Médico no âmbito do HPS.
 
2) Visita/Observership em consonância com plano pedagógico institucional.
 
Aprovação do pedido de visita/observership será remetida ao solicitante, com cópia para o Coordenador do Setor/Serviço, preferencialmente por email, no período que antecede a visita/observership.
 
Na data estipulada para o início da visita/observership, o solicitante deve apresentar-se à DEP para apropriado encaminhamento ao setor de visita/observership e entrega de identificação de acesso temporário.
 
 
5. Procedimento para Solicitação de Liberação para Curso/Congresso
 
a) Fase 1: Deliberação Interna nas Equipes
 
Membro da equipe interessado na liberação: a) faz solicitação por escrito, em formulário específico (Download disponível abaixo) constando data, setor e horário da carga horária de trabalho a ser liberada, nome do curso/congresso, período b) encaminha ao coordenador da equipe com antecedência não inferior a 30 dias do início do evento.
 
Coordenador: avalia e delibera qual dos membros da equipe poderá ser liberado e como será realizada a cobertura da carga horária a ser dispensada.
 
Membro da equipe selecionado: anexa ao 1) pedido com autorização do coordenador o 2) informativo do congresso (cópia do folder ou programação) e 3) comprovante de inscrição.
 
b) Fase 2: Registro na Diretoria de Ensino e Pesquisa e Deliberação na Diretoria Técnica HPS
 
Coordenador: encaminha o pedido, com autorização assinada e documentos comprobatórios à secretaria da Diretoria HPS para registro.
 
Diretoria de Ensino e Pesquisa: 
Registra o pedido (Protocolo com Secretária da Diretoria HPS) e encaminha à Diretoria Técnica para autorização.
 
Diretoria Técnica:
a) Analisa e delibera na autorização, com base na proposta de cobertura da carga horária enviada pelo Coordenador, b) comunica ao Departamento de Recursos Humanos.
 
c) Fase 3: Garantindo Regularização Salarial e Frequência
 
Membro da equipe: No período de até 30 dias do término do evento, encaminha 1) Cópia do Certificado de Comparecimento e 2) solicitação de Restituição de carga horária para a secretaria da Diretoria HPS.
 
Diretoria de Ensino: Registra e encaminha o certificado de comparecimento ao Departamento de Recursos Humanos para regularização salarial.
 
Atenção:
1.Precedência por data de Solicitação de Liberação, conforme descrito acima (Fase 1), deve ser levada em conta pelos Coordenadores na escolha do Membro da Equipe a ser liberado.
2.A chegada de Solicitação de Liberação, autorizada pelo Coordenador e devidamente documentada será interpretada pela secretaria da Diretoria como Membro da Equipe selecionado para aquela atividade.
3.Cabe ao Coordenador apresentar a proposta de cobertura da carga horária do Membro da Equipe selecionado.
4.A liberação final é dada pela Diretoria Técnica e depende da adequação do plano de cobertura apresentado.
5.Falha no envio do certificado de comparecimento e solicitação de restituição de carga horária no prazo determinado resultará em atraso na cobertura da carga horária dispensada.
6.Histórico de liberações de cada membro de equipe e descumprimento dos itens relativos à Fase 3 serão  analisados na concessão de futuras liberações.
  
 

6. Projetos de Pesquisa
 
1) Registro de Projetos na DEP(Veja Programa de Acompanhamento de Projetos de Pesquisa – PAAP HPS)
 
A DEP recomenda que Protocolos de Pesquisa a serem realizados no HPS sejam prolongamentos científicos dos protocolos de serviço existentes. Na ausência de protocolo de serviço publicado no tema, a DEP recomenda ao Coordenador do Setor/Serviço a entrega do Protocolo de Serviço referente ao tema antes da avaliação do Projeto de Pesquisa.
 
Todo projeto a ser realizado no âmbito do HPS deve ter o seu registro feito antecipadamente na DEP-HPS.
 
A DEP-HPS se reserva o direito de solicitar o parecer oficial de coordenadores e chefes de setor quanto à exequibilidade de um determinado projeto de pesquisa. (veja Programas de Acompanhamento de Projetos de Pesquisa).
 
a) Projeto:
• Folha de Rosto contendo título, pesquisador principal, colaboradores, orientadores e co-orientadores, propósito.
• Introdução curta, situando o problema de pesquisa e os marcos conceituais necessários à sua investigação. Construir introdução baseado em referências críticas. Recomenda-se, sempre que possível, utilizar referências recentes que reflitam o estado atual do conhecimento no assunto.
• Material e métodos:
a. Detalhar grupos, amostras, procedimentos, escalas e horários necessários à realização do estudo e que permitam avaliação de sua plena execução na Instituição.
b. Formulário de coleta de dados, termo de consentimento e demais documentos referentes ao estudo e mencionados no material e métodos devem ser obrigatoriamente apresentados nos apêndices/anexos.
c. Relacionar todos os coletadores/pesquisadores que poderão estar envolvidos nesse projeto e sua vinculação à Instituição.
• Cronograma: detalhar cronograma geral do projeto e cronograma específico da fase de coleta de dados ou quaisquer outra fase a ser realizada na Instituição.
• Orçamento: listar detalhadamente material de custeio e capital necessários à execução do projeto e o responsável financeiro por cada uma das despesas
• Referências
• Apêndices/anexos: inserir escalas, instrumentos de avaliação, questionários, formulário de coleta de dados e modelo de termo de consentimento informado ou de solicitação de dispensa do termo de consentimento referente ao projeto.
 
b) Formulário de Anuência e Autorização – Coordenação/Setor
Os responsáveis, chefes e/ou coordenadores de serviços nos quais serão realizados os estudos deverão acusar anuência e autorização para cada projeto, através de assinatura, na Folha de Autorização Institucional que deve ser anexada ao projeto.
 
2) Autorização do Comitê de Ética em Pesquisa
 
Todo projeto envolvendo pacientes, cuidadores, funcionários, registros de dados, imagens ou amostras deve, obrigatoriamente, ser encaminhado ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).
 
Para cadastrar Projetos de Pesquisa contendo o nome da Instituição em CEP o pesquisador deve anexar Carta de Autorização da DEP, obtida ao final do registro na DEP e avaliação detalhada acima.
 
Coleta de dados e início do estudo só poderá ser realizado com entrega do parecer favorável da CEP na DEP-HPS.
 
3) Depósito Banco de Dados na DEP-HPS
 
Todo projeto autorizado e realizado no HPS-IMIP deve ter seu banco de dados digital (formato Excel, MySql ou outro), depositado na DEP-HPS até 30 dias do final do período de coleta de dados.
 


7. Pesquisas Científicas Utilizado o SAME - HPS
 
Qualquer levantamento de dados, estudo piloto ou análise retrospectiva de prontuários médicos necessita – antes de seu início – registro na DEP e  autorização de Comitê de Ética em Pesquisa conforme descrito acima   (Veja Programa de Acompanhamento de Projetos de Pesquisa – PAPP HPS).
 
Para esse tipo de estudo, o registro na DEP precisa incluir:
1) Projeto de Pesquisa,
2) Formulário de Coleta de Dados
3) Cronograma de início e término da coleta no SAME, com previsão do número de prontuários a serem consultados em 01 (um) dia útil.
 
Uma vez cumpridas as etapas acima e com as devidas recomendações cabíveis e parecer positivo do CEP a DEP encaminha o pesquisador à Chefia do SAME, para início da coleta.
 
Trabalho de coleta de dados para pesquisa não deve interferir com a rotina de trabalho do SAME.
 
No presente, é possível acomodar simultaneamente até três (03) coletadores (máximo), por turno, no SAME. Coletadores múltiplos envolvidos em um mesmo projeto de pesquisa deverão ceder espaço para coletador de outro estudo caso a capacidade máxima do SAME seja atingida.
 
A lista dos prontuários a serem consultados em determinada data deve ser apresentada à Chefia do SAME, com antecedência mínima de 48h.
 
Os prontuários listados serão reservados para consulta pelo período de um (01) dia útil, no horário de 08:00 as 17:00h.
 
Os prontuários poderão ser consultados unicamente no âmbito do SAME.
 
Cópias xerográficas e retirada do prontuário (em parte ou todo) não estão autorizadas
 
Transgressão das normas acima será passível de punição institucional cabível, inclusive suspensão da autorização de coleta de dados pela DEP.
 

8. Pesquisas envolvendo Prontuários Digitais no HPS

Prontuários digitais poderão ser consultados sob autorização específica da DEP-HPS em Projeto de Pesquisa previamente matriculado e aprovado nessa Diretoria (Veja Programa de Acompanhamento de Projetos de Pesquisa PAPP HPS).

Os pesquisadores devem detalhar no Cronograma de Coleta de Dados a previsão de Coleta em Prontuário Digital considerando o número de prontuários digitais a serem consultados no período de 6 horas, até o máximo de 30 prontuários digitais/dia.

A Chefia do SAME-HPS deve homologar o Cronograma de Coleta oficialmente para a DEP ou, caso impraticável, propor alterações ao Cronograma, considerando que as atividades assistenciais dos Setores tem precedência sobre as atividades de Pesquisa na Instituição.

O pesquisador deve comparecer à TI-HPS, munido do encaminhamento da DEP, para registrar usuário e senha, temporários, que devem ser utilizados unicamente nos terminais de pesquisa da Biblioteca Jorge Wanderley (BJW-HPS), durante o período de coleta.

Privilégios da assinatura do pesquisador que objetiva consultar prontuários digitalizados HPS não inclui acesso à internet.

Consulta digital será realizada na BJW, respeitando seu horário de funcionamento (8-14h) e na presença do Bibliotecário do Setor.

Quando possível, os terminais selecionados para conter a Pasta Compartilhada PESQUISA-HPS devem ser reservados para consulta pelos pesquisadores na data - outros usuários se dirigindo as demais estações de computador existentes na Biblioteca.

Os prontuários disponibilizados através dessa Pasta Compartilhada PESQUISA-HPS se limitarão ao número e especificação solicitados pelos pesquisadores para a data e acordados com a Chefia do SAME-HPS.

Não é permitido copiar, baixar, fotografar ou adquirir de qualquer forma o conteúdo da Pasta Compartilhada PESQUISA-HPS ou do Prontuário do Paciente, limitando-se os pesquisadores a ler e registrar os dados de interesse para o Projeto de Pesquisa (de modo semelhante à consulta regular ao Prontuário Físico).

A coleta de dados em Projeto de Pesquisa deve ser realizada UNICAMENTE pelos pesquisadores matriculados na DEP.

É vetada a inclusão de coletadores sem conhecimento e autorização da DEP-HPS.

A notificação de inserção de coletador partirá da DEP para as Chefias dos Setores envolvidos.

No presente, é possível acomodar até 02 coletadores de prontuários digitais na BJW-HPS, por dia. Havendo mais de um coletador em um mesmo Projeto de Pesquisa um deles deve ceder espaço para coletador de Projeto de Pesquisa distinto que esteja trabalhando na mesma data e horário na BJW-HPS.
Da mesma forma, a consulta só poderá ser realizada no ambiente da Biblioteca Jorge Wanderley (BJW-HPS) e sob acompanhamento do profissional responsável pelo Setor.

Ao final do período de consulta diário dos pesquisadores, o conteúdo do arquivo do dia na Pasta Compartilhada será deletado pelo Bibliotecário HPS.

Extensão do Período de Coleta de Prontuário Digital ou revisão de prontuários já disponibilizados em data anterior deverão ser solicitados por escrito e encaminhados à DEP-HPS para avaliação e aprovação.  A notificação de extensão de período de coleta ou revisão de prontuário partirá da DEP para as Chefias dos Setores envolvidos.

Qualquer solicitação à DEP referente a Projeto de Pesquisa deve ser feita sob protocolo, na Diretoria HPS, citando o número da matrícula do Projeto de Pesquisa (Número PAPP).

Cada pesquisador deve manter sob sua guarda as cópias das comunicações e números de protocolo envolvendo Projetos de Pesquisa no HPS.

 

Hospital Pelópidas Silveira Hospital Pelópidas Silveira

BR-232, KM 6, Curado – Recife/PE - CEP: 50.730-680

Governo de Pernambuco