IMIP

Hospital Pelópidas Silveira


Programa de Estágios e Aperfeiçoamento Profissional - HPS

O Programa de Estágios e Residência do Hospital Pelópidas Silveira (PE-HPS) tem como finalidade definir quantos e quais os estágios e residências que, estando em sintonia com a vocação institucional, poderão ser oferecidos pela Instituição no período.
 
Esse planejamento prévio permite preparação da equipe de preceptores e pessoal dos setores envolvidos, definição clara do papel de cada um dos envolvidos e alocação de recursos necessários à plena realização do treinamento, com claro benefício para profissionais envolvidos, estagiários, preceptores e a Instituição como um todo.
 
No Programa de Estágios e Residências- HPS o termo estágio é utilizado em seu sentido mais geral e inclui rodízios de estudantes e residentes desta e de outras instituições, bem como observerships de profissionais brasileiros e de outras nacionalidades.
 
Preceptores, Coordenadores, Chefes de Setor do HPS e demais membros do Corpo Clínico do HPS podem propor Estágios e Residência através do Formulário de Estruturação Pedagógica do Estágio HPS.
 
Instituições de Ensino interessadas em atuar em parceria com o HPS devem indicar Coordenador Responsável pelo Estágio (nome e contato) na Instituição de origem, com os qual a mediação e esclarecimentos serão obtidos. Preceptores de estágios e residência em parceria pertencem unicamente ao Corpo Clínico do HPS e serão definidos pela DEP.
 
O preenchimento do Formulário de Estruturação Pedagógica do Estágio HPS (Download disponível abaixo)  deve especificar  claramente a duração do estágio, número de vagas e distribuição do tempo no HPS.
 
Privilegiando o olhar humanístico, o planejamento deve definir quais as características de interesse no candidato e aquisições esperadas após o término do estágio/residência. Nesse contexto, o domínio cognitivo envolve conhecimentos teóricos e nivelamento necessários, domínio psicomotor envolve habilidades e atitudes práticas, enquanto domínio afetivo envolve valores e comportamentos desejados entre profissionais de saúde.
 
Estágios não-curriculares devem prever ajuda de custo obrigatória por lei (Lei geral de estágios (LEI Nº 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008).
 
Cada proposta de estágio ou residência será submetida à avaliação da Superintendência do Hospital Pelópidas Silveira e a lista de estágios e residências aprovados será adequadamente divulgada.

 

Calendário 2018 - Estágios e Residência HPS
OBS: Esse calendário se destina aos preceptores HPS engajados em preparar novas propostas de estágio e residência para apreciação da Superintendência HPS.
 

Dez/17

Divulgação da lista de estágios e programas  para o Ano de 2018

Jan-Mar/18

Período de início dos estágios e programas  aprovados HPS 2018. 1

16/04/18 a 13/05/18

Período de recebimento de propostas de estágio e programas de aperfeiçoamento com início para 2018.2 e 2019

Jun/18

Divulgação da lista de estágios e programas aprovados para início 2018.2 

Ago-Out/18

Período de início dos estágios e programas aprovados HPS 2018. 2

22/10/18 a 18/11/18

Período de recebimento de propostas de estágio e programas de aperfeiçoamento com início no ano de 2019

Nov/18

Avaliação dos estágios e programas existentes no HPS

Dez/18

Divulgação da lista de estágios e programas para o Ano de 2019

 

 

 

Hospital Pelópidas Silveira Hospital Pelópidas Silveira

BR-232, KM 6, Curado – Recife/PE - CEP: 50.730-680

Governo de Pernambuco