Normas Gerais de Funcionamento da Escolaridade DEP - HPS
A Escolaridade DEP-HPS está situada no Prédio Administrativo e atende ao público de segunda a sexta-feira, de 8h-10h, 10h30-12h e 14h-18h (com exceção das sextas, até 17h). Contato Escolaridade DEP-HPS: fone: 3183.0350, email: hps.dep@hps.imip.org.br
Antes do início do estágio, visita ou observership, o aluno deverá entrar em contato e apresentar-se na Escolaridade DEP-HPS para providências de:
1. Confecção do crachá de identificação no Setor de Recursos Humanos
2. Informe de dados de biometria para ponto eletrônico
3. Recebimento de bata e material didático
4. Autorização (temporária) de estacionamento
5. Confecção de senha (temporária) do sistema MV
6. Confecção de cartão usuário (temporário) da Biblioteca Jorge Wanderley – HPS
7. Matricula na Plataforma Educativa Pelópidas Digital
Apenas com uso do crachá o estagiário/ visitante terá sua entrada regulamentada na Instituição.
Frequência diária deve ser registrada primariamente no Relógio de Ponto Eletrônico para Estagiários/Residentes da Instituição e, caso necessário, em Livro de Ponto na Escolaridade DEP-HPS ou no Setor de estágio.
Cabe ao chefe do setor ou supervisor do estágio controlar data de início e o término dos estágios/visitas e horário de saída assinando/rubricando a ata de frequência de cada estagiário, o relatório de atividades e sua avaliação mensal.
Documentos comprobatórios de estágio incluem:
a) ata de frequência,
b) relatório de atividades,
c) avaliação
Esses documentos devem ser entregues MENSALMENTE à Escolaridade DEP-HPS, até o dia 5 do mês subsequente e mediante assinatura de protocolo.
Cada estagiário deve manter cópia de todos os documentos entregues à DEP.
O prazo de emissão de Certificados de Estágio pela DEP é de 30 (trinta) dias, após o término de estágio. O estágio é considerado finalizado quando TODA a documentação comprobatória do período (ata de frequência, avaliações, relatórios e monografia/trabalhos de conclusão) tenham sido entregues à Escolaridade DEP-HPS.
A DEP – HPS não se responsabiliza por atrasos na emissão de certificados dos estagiários com documentação incompleta.
Postura e comportamento recomendados para Estagiários/ Residentes/ Aperfeiçoandos e Visitantes Acadêmicos ao HPS
Todo estagiário, Residente, Aperfeiçoando e Visitante Acadêmico ao HPS deve conhecer e pautar-se pelo Código de Convívio e Relacionamento – HPS
Recomendações acerca da postura, comportamento e atitudes esperadas desse grupo incluem, mas não estão limitados a:
Identifique-se:
1. Através do uso rotineiro do crachá – OBRIGATÓRIO
2. Ao se dirigir a qualquer membro do corpo clínico
3. Ao se dirigir a qualquer paciente
4. No início de qualquer contato telefônico
Formas de tratamento interpessoal:
1. Assim que possível, aprenda os nomes das pessoas com quem você trabalha e dê preferência a tratá-las pelo nome.
2. No ambiente de trabalho use sempre Sr./Sra., Dr./Dra para qualquer membro do corpo clínico ou paciente.
3. Não esqueça: bom dia/tarde/noite, por favor e obrigado são indispensáveis, no ambiente de trabalho - mesmo quando estamos transmitindo ordens.
4. Críticas são bem-vindas quando: direcionadas à atividades ou situações de trabalho, realizadas de forma construtiva, em tom de voz neutro, direta e especificamente para a pessoa envolvida.
5. No ambiente de trabalho, não lhe dizem respeito: os hábitos das pessoas, sua vida privada e suas preferências: evite comentários sobre esses assuntos e desencoraje quem os faz na sua presença.
São atitudes desejadas em um estagiário HPS:
1. Pontualidade
2. Assiduidade
3. Atitude responsável e compromissada, condizente com o profissional de saúde.
4. Zelo com paciente e seu cuidador.
5. Zelo com patrimônio institucional.
6. Atenção ao cumprimento de prazos e datas.
7. Zelo no registro dos dados de realização de seu estágio.
8. Interesse e empenho nas atividades na Plataforma Pelópidas Digital
Etiqueta ao telefone/celular:
1. Identifique-se no início de qualquer contato telefônico
2. Ramais são importante rede de comunicação institucional: NUNCA permita que fiquem fora do gancho ou toquem até disparar.
3. Comunique imediatamente à chefia do setor qualquer mal funcionamento em um ramal institucional. De preferência coloque imediatamente uma ordem de serviço (OS) no sistema MV.
4. Uso do telefone pessoal no ambiente de trabalho deve ser direcionado para assuntos relativos ao trabalho.
5. Ligações de caráter pessoal devem ser realizadas preferencialmente nos intervalos, horário de almoço/jantar e antes ou depois do horário de trabalho.
6. Ligações pessoais de caráter inadiável devem ser mantidas curtas em tempo e realizadas com discrição.
7. No ambiente de trabalho, mantenha seu telefone pessoal com toque discreto.
Etiqueta no uso da internet/email:
1. Internet é importante na comunicação institucional.
2. Restrinja uso da internet aos assuntos relativos ao trabalho.
3. Comunique imediatamente à chefia do setor qualquer mal funcionamento nos computadores institucionais. De preferência coloque imediatamente uma ordem de serviço (OS) no sistema MV.
4. Uso de email pessoal no ambiente de trabalho deve ser direcionado para assuntos relativos ao trabalho.
5. Acesso às redes sociais, posts, blogs e outras atividades de caráter pessoal devem ser realizadas preferencialmente nos intervalos, horário de almoço/jantar e antes ou depois do horário de trabalho e realizadas a partir de aparelho pessoal.
6. No ambiente de trabalho, evite notificações sonoras de posts ou chamadas das redes sociais.
7. A DEP recomenda prudência no uso das redes sociais: evite postar notícias de seu ambiente de trabalho. Nomes de funcionários, função na instituição e/ou nome da instituição devem ser rigorosamente evitados. A DEP-HPS não se responsabiliza pelas consequências da não observação dessas recomendações.
Vestimentas, calçados e adornos no ambiente de trabalho
1. Dê preferência a roupas e calçados sóbrios e confortáveis, sem decotes ou transparências excessivos e de comprimento adequado ao ambiente de trabalho.
2. No ambiente de trabalho a escolha dos sapatos deve favorecer os que propiciam andar rápido, risco mínimo de quedas, proteção contra contaminação por fluidos e que produzem ruído mínimo.
3. O uso do crachá de identificação é OBRIGATÓRIO no ambiente de trabalho.
4. A equipe de segurança pode abordar qualquer membro do corpo clínico para revisão de suas credenciais. Nessa situação, identifique-se apropriadamente.
5. Profissionais de saúde devem usar roupas limpas sempre que possível. Em casa, evite acumular roupas sujas de seu ambiente de trabalho, lavando-as com freqüência.
5. No ambiente hospitalar restrinja o uso de adornos, de acordo com a NR 32.
6. Profissionais de saúde devem manter unhas aparadas e limpas. Fragmentos de esmalte-de-unhas é veículo reconhecido de disseminação bacteriana. Se escolher usar esmaltes, mantenha-o em bom estado.
7. Se o uso de esmalte-de-unhas reduz a frequência ou eficiência da lavagem de suas mãos, elimine-o completamente.
8. Batas e aventais devem ser trocados e lavados com frequência.
9. No ambiente de trabalho os cabelos longos devem ser mantidos presos, de modo higiênico.
10. Evite transitar com bolsas pessoais ou outros pertences no seu setor de trabalho. Use no máximo uma nécessaire e/ou porta-adornos. Pertences maiores devem ser armazenados na Casa-das-Bolsas, localizada na Portaria principal HPS.
EPI- Equipamento de Proteção Individual
1. No ambiente hospitalar, fazem parte de sua proteção individual, bata ou avental, luvas e sapatos fechados.
EUI – Equipamento de Uso Individual
Carregue SEMPRE consigo:
1. Identificação institucional (crachá)
2. Canetas
3. Carimbo profissional, se aplicável
4. Material de exame clínico
5. Resumo útil do CID (Código Internacional de Doenças) e Procedimentos SUS atualizados.
Preenchimento de formulários institucionais
a) Regras gerais
1. Use letra legível ou tipo imprensa no preenchimento dos formulários institucionais.
2. Preenchimento completo da identificação do paciente nos formulários institucionais é OBRIGATÓRIO.
3. No preenchimento dos demais campos dos formulários institucionais use de completude, clareza e objetividade.
3. Registre sempre CID apropriado e código de Procedimentos SUS no preenchimento de todo formulário institucional.
4. Assine e carimbe cada formulário, evolução e prescrição preenchido – OBRIGATÓRIO
5. Se você está iniciando uma nova folha ou página no prontuário físico do paciente, coloque nome do paciente, registro e leito.
6. Coloque data e hora em toda evolução, prescrição ou registro assistencial.
b) Evolução clínica
1. Evolução clínica deve conter data, hora e serviço que realiza a avaliação – OBRIGATÓRIO
2. A evolução clínica que inicia cada página deve ter um cabeçalho contendo lista numerada com os principais problemas do paciente.
3. Ao final de cada evolução descreva – em lista numerada - o plano de medidas adotadas.
4. Assine e carimbe cada evolução – OBRIGATÓRIO
c) Prescrição
1. Prescrição deve conter data, hora e serviço que realiza a avaliação – OBRIGATÓRIO
2. Nome do paciente, registro e leito são OBRIGATÓRIOS na prescrição.
3. Alteração da prescrição deve conter hora em que foi realizada.
4. Ordene a prescrição da seguinte forma: 1) dieta 2) hidratação 3) Medicações EV, 4) Medicações VO, 5) Medicações “se necessário” 6) Recomendações e Cuidados.
5. Use o nome do fármaco. Evite nomes de fantasia (nome comercial).
6. Prescrição manual deve ser feita em letra legível ou tipo imprensa.
7. Se o paciente está usando órteses, drenos ou outros como parte de seu tratamento, descreva com clareza forma de uso, intervalo e tipo de registro a ser realizado.
8. Assinale na prescrição todo acompanhamento associado em realização: fisioterapia, fonoterapia, psicologia, enfermagem especializada, etc.
d) Resumo de Alta
1. Formulário padrão HPS deve ser usado no fornecimento do resumo de alta.
2. Fornecer resumo de alta é atividade OBRIGATÓRIA na alta do paciente.
3. CID apropriado deve constar do resumo de alta – OBRIGATÓRIO
4. Procedimentos, órteses (modo de usar e período de uso e próteses (marca, lote, registro ANVISA).
Critérios Gerais para Obtenção de Certificação de Estágio
Certificação será emitida para o Período de estágio como um todo, mediante cumprimento das condições especificadas no Plano Pedagógico de Estágio e na inexistência de punição de desligamento ou equivalente.
ATENÇÃO:
O estagiário que abdicar do estágio a qualquer tempo abre mão também de qualquer certificação relacionada ao estágio.
1. Cumprimento de 100% da carga horária de estágio (estágios obrigatórios), 97% da carga horária nos estágios não obrigatórios de duração de 6 meses e 93% da carga horária dos estágios não obrigatórios de duração de 1 ano.
2. Performance superior a nota 7,0/10,0 nos domínios cognitivo, psicomotor e afetivo.
3. A Plataforma Pelópidas Digital é atividade de educação continuada OBRIGATÓRIA para todo o corpo HPS e faz parte das atividades de treinamento dos estagiários HPS enquanto permanecerem na Unidade. A nota de aprovação para os módulos na Plataforma Pelópidas Digital é 7,0.
4. Depósito na DEP de material impresso (Matéria, Portfolio, Monografia, Trabalho de Conclusão de Curso, Proposta de Pauta de Conduta HPS, Proposta para Panfleto HPS, Artigo (Respeitando as orientações do Programa de Acompanhamento de Projetos de Pesquisa – PAPP-HPS). Para estágios de seis ou mais meses, essa entrega deve acontecer até 30 dias antes da data final de estágio (de acordo com Plano Pedagógico de Estágio).
4. Inexistência de punição de desligamento ou equivalente.
A DEP se reserva o prazo de até 30 dias após a data final do estágio para emissão de certificados.
Datas e Prazos
Documentação comprobatória de estágio (a) ata de frequência, b) avaliação, c) relatório, d) outros documentos específicos (de acordo com Plano Pedagógico de Estágio) devem ser entreguem na Escolaridade DEP-HPS mensalmente, até o dia 05 do mês subsequente.
Auditoria da Plataforma Pelópidas Digital, para atribuição do desempenho individual em cada período é realizada no dia 05 do mês subsequente.
O estagiário/residente é o responsável pela atualização periódica de seus registros comprobatórios na DEP, o que deve ser feito mediante protocolo.
Cada estagiário deve manter cópia atualizada de toda documentação entregue à DEP.
Falha em entregar documentação comprobatória é passível de punição institucional (veja abaixo) e torna o estagiário inelegível para Certificação pela DEP.
Trocas e Substituições
A DEP advoga compromisso com o horário de trabalho escolhido por cada estagiário.
Trocas de plantão ou atividade diária só será permitida entre estagiários/residentes do Hospital Pelópidas Silveira e mediante preenchimento de formulário de troca na Escolaridade DEP-HPS com até 01 semana de antecedência da data prevista para troca.
ATENÇÃO
Não serão aceitas substituições de última hora ou por pessoas não ligadas à DEP- HPS.
Férias
Estágios Não-Obrigatórios
O período de férias dos estágios não obrigatórios HPS será de 15 dias para estágios de 06 meses de duração e 30 dias para estágios com 01 ano de duração. O período de férias corresponderá aos últimos dias do estágio de cada candidato, respectivamente.
Candidatos poderão utilizar o período de suas férias para abonar eventuais faltas existentes.
São atitudes passíveis de punição institucional
1. Faltas e atrasos não justificados.
ATENÇÃO:
Três faltas seguidas, sem justificativa, implicam automático desligamento do estagiário/residente.
2. Faltas em atividades programadas que recaiam em feriados.
3. Falha em depositar documentação comprobatória na DEP por período superior a três meses implica automático desligamento do estagiário/residente.
4. Falha em utilizar identificação institucional, EPI e EUI.
5. Descaso ao paciente e seu cuidador.
6. Descaso e trato inadequado com demais membros da comunidade HPS-IMIP
7. Descaso e prejuízo material e patrimonial à Instituição.
8. Descaso e inatenção as datas, prazos e registros concernentes ao seu estágio no HPS-IMIP.
9. Falha em cumprir requisitos de certificação para conclusão do estágio.
10. Conduta inadequada à profissional de saúde.
As punições cabíveis são expedidas pela Superintendência HPS, sob recomendação da DEP.