IMIP

Hospital Pelópidas Silveira


Programa de Acompanhamento de Projetos de Pesquisa-HPS
 

O Programa de Acompanhamento de Projetos de Pesquisa HPS tem por objetivo orientar futuros pesquisadores e disponibilizar a infraestrutura institucional para cadastro e acompanhamento dessas iniciativas. 


Projetos de Pesquisa HPS e Atividades de pesquisa a serem realizadas no HPS devem ser matriculadas na DEP para análise, acompanhamento e, ao final do estudo, depósito do banco de dados de pesquisa na DEP.

Esse processo garante execução de atividades de pesquisa, sem interferência nas atividades assistenciais da Instituição e obedecendo aos preceitos éticos e rigor científico.

A DEP disponibiliza aos pesquisadores orientações para:
a)    Orientações para Construção de Projeto de Pesquisa (Veja Manual para Pesquisas no HPS no Repositório Institucional Online, nessa página)
b)    Orientações para Construção do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (Veja Manual para Pesquisas no HPS no Repositório Institucional Online, nessa página)
c)    Orientações para Construção do Termo de Dispensa do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (Veja Manual para Pesquisas no HPS no Repositório Institucional Online, nessa página)
d)    Orientações para Construção dos Descritores em Saúde (Key Words) (Veja Manual para Pesquisas no HPS no Repositório Institucional Online, nessa página)
e)    Orientação para submissão de Projeto de Pesquisa na Plataforma Brasil (Veja Manual para Pesquisas no HPS no Repositório Institucional Online, nessa página)

A DEP disponibiliza aos pesquisadores formulários-padrão para:
a)    Cadastro do Pesquisador (Veja Manual para Pesquisas no HPS no Repositório Institucional Online, nessa página)
b)    Solicitação de Autorização (Veja Manual para Pesquisas no HPS no Repositório Institucional Online, nessa página)
c)    Termo de adesão e responsabilidade do pesquisador (Veja Manual para Pesquisas no HPS no Repositório Institucional Online, nessa página)
d)    Informe/Calendário Semanal de Atividades de Coleta (Veja Manual para Pesquisas no HPS no Repositório Institucional Online, nessa página)
e)    Formulário de Depósito de Banco de Dados (Veja Manual para Pesquisas no HPS no Repositório Institucional Online, nessa página)

O processo de análise de projetos inicia-se com (Clique no Diagrama abaixo):
1) Pré-matrícula da proposta na DEP (Secretaria da Diretoria: 31830303)
2) Geração de numeração específica de referência para futuros acompanhamentos
3) Cadastro do pesquisador – apenas para os que não pertençam ao Corpo Clínico HPS (Veja Manual para Pesquisas no HPS no Repositório Institucional Online, nessa página).
4) Termo de adesão e responsabilidade do pesquisador (Veja Manual para Pesquisas no HPS no Repositório Institucional Online, nessa página)

A partir desse registro, as Áreas e Coordenações HPS envolvidas são informadas e expressam suas considerações acerca da factibilidade do projeto e possíveis interferências com as atividades assistenciais regulares de cada setor. Os responsáveis, chefes e/ou coordenadores de serviços nos quais serão realizados os estudos deverão acusar anuência e autorização para cada projeto. Havendo sugestões e modificações, os autores são comunicados e os devidos ajustes realizados.

OBS: A DEP recomenda que Protocolos de Pesquisa a serem realizados no HPS sejam prolongamentos científicos dos protocolos de serviço existentes. Na ausência de Pauta de Conduta publicada no tema, a DEP recomenda ao Coordenador do Setor/Serviço a entrega da Pauta de Conduta referente ao tema antes da avaliação do Projeto de Pesquisa.

Projetos após esta revisão estão:

1) matriculados na DEP-HPS,
2) possuem número PAPP para seguimento e referência
3) os autores recebem autorização formal para utilizar o nome da Instituição no projeto a ser apresentado ao Comitê de Ética em Pesquisa/Plataforma Brasil (Use formulário “Solicitação de Autorização” disponível no Manual para Pesquisas no HPS no Repositório Institucional Online, nessa página)
4) Pesquisadores podem solicitar uso temporário da infra-estrutura de pesquisa institucional (Biblioteca Jorge Wanderley HPS, Portal CAPES, assistência estatística) (Use formulário “ Solicitação de Autorização” disponível no Manual para Pesquisas no HPS no Repositório Institucional Online, nessa página)

As atividades de coleta de dados na Instituição são iniciadas quando:
1)    Parecer positivo do CEP é entregue à DEP-HPS
2)    Pesquisadores completam e entregam à DEP o formulário específico contendo dias e horários das atividades no HPS durante o período de coleta (Veja Manual para Pesquisas no HPS no Repositório Institucional Online, nessa página).
3)    Informe oficial da DEP aos Coordenadores dos Setores envolvidos, garantindo a regularidade das atividades da pesquisa no período.

OBS:  A coleta de dados em Projeto de Pesquisa deve ser realizada UNICAMENTE pelos pesquisadores matriculados na DEP. É vetada a inclusão de coletadores sem conhecimento e autorização da DEP-HPS. A notificação de inserção de coletador partirá da DEP para as Chefias dos Setores envolvidos.

Ao final da fase de coleta e como garantia do rigor científico :
1)    O banco de dados de qualquer pesquisa realizada na Instituição deve ser depositado na DEP-HPS (Veja Manual para Pesquisas no HPS no Repositório Institucional Online, nessa página) (podendo ser consultado por periódicos ou Instituições regulamentadoras de atividades de pesquisa)
2)    Autores recebem atestado de depósito do banco de dados na DEP
3)    Processo de Acompanhamento de Projeto de Pesquisa é finalizado.

OBS: A DEP recomenda que o banco de dados digital (formato Excel, MySql ou outro), seja gravado em CD, DVD ou pendrive e depositado na DEP-HPS até 30 dias do final do período de coleta de dados.

Hospital Pelópidas Silveira Hospital Pelópidas Silveira

BR-232, KM 6, Curado – Recife/PE - CEP: 50.730-680

Governo de Pernambuco