IMIP

Hospital Pelópidas Silveira


HPS selecionado para novo Projeto do Ministério da Saúde


Objetivo é melhorar segurança dos pacientes nas UTIs

O Hospital Pelópidas Silveira (HPS/ Gestão IMIP), localizado às margens da BR-232, no Curado, foi selecionado a participar do Projeto “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil” do Ministério da Saúde. A iniciativa, que faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), tem o objetivo de qualificar e capacitar profissionais de saúde para reduzir o número de infecções relacionadas à assistência à saúde e também acidentes adversos.

O HPS foi selecionado devido ao resultado satisfatório no Projeto Paciente Seguro também do Ministério da Saúde, implantado na unidade entre 2015 e 2017. Essa nova etapa
será desenvolvida ao longo de 18 meses nas UTIs do Pelópidas Silveira para que o serviço siga os protocolos de atendimento aos pacientes semelhantes aos utilizados em hospitais considerados de excelência no Brasil. A unidade pernambucana terá como parceiro para capacitação e orientação, o Hospital Alemão Osvaldo Cruz, de São Paulo.

Além do Alemão Oswaldo Cruz, os hospitais Beneficência Portuguesa (SP); do Coração (SP); Israelita Albert Einstein (SP); Sírio Libanês (SP) e Moinhos de Vento (RS) também foram escolhidos pelo Ministério da Saúde para atuar como monitores do Projeto. Ao todo, 120 hospitais públicos de todo os país foram incluídos nessas ações.

O Diretor Médico do HPS, Carlos Japhet, destaca a importância da participação do Projeto. "O Pelópidas possui qualidade no seu DNA, já que traz uma cultura IMIP de mais de 50 anos de cuidados com os pernambucanos. A escolha do Hospital para o Projeto se deu diante do trabalho já desenvolvido, desde nossa inauguração e intensificado a partir de 2015, com o apoio do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, uma unidade de vanguarda no país. Com esse novo incentivo vamos avançar ainda mais no reforço na segurança e na qualidade do atendimento aos nossos pacientes”, ressaltou.

PROADI – O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), possibilita que as entidades de saúde de referência participem do desenvolvimento do SUS, transferindo tecnologias de gestão e de atenção úteis para serem adaptadas pela rede pública, além de desenvolverem pesquisas de interesse do sistema.

O Hospital Pelópidas Silveira foi selecionado para a primeira etapa do Projeto, que durou entre 2015 e 2017. Nesse período, a unidade foi acompanhada pela equipe do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, desenvolvendo projetos em diversas áreas, como avaliação e incorporação de tecnologia, capacitação de recursos humanos e desenvolvimento de técnicas e operação de gestão em serviços de saúde. Com isso, o HPS avançou nos indicadores de qualidade do atendimento, segurança do paciente e ampliação do conhecimento por parte dos profissionais de Saúde.



Hospital Pelópidas Silveira Hospital Pelópidas Silveira

BR-232, KM 6, Curado – Recife/PE - CEP: 50.730-680

Governo de Pernambuco