IMIP

Hospital Pelópidas Silveira


HPS realiza bloco de carnaval para pacientes com Lesão Medular


“Mesmo que você tenha uma deficiência, a vida continua”

Para mostrar que uma deficiência não deve limitar as pessoas, a equipe de Enfermagem na Lesão Medular (EleMe) do Hospital Pelópidas Silveira (HPS), realizou na manhã desta quinta-feira (28/01) o Bloco Me Empurra Que Eu Vou, que percorreu  toda a área da unidade, localizada às margens da BR-232, no Curado.

Pacientes acompanhados pelo EleMe e funcionários do Hospital estiveram presentes e participaram da festividade, que foi regida pela Bandinha do Centro de Reabilitação e Valorização da Criança (Cervac). Um paciente do HPS, que teve lesão medular, se apresentou como caboclo de lança e uma dupla de dançarinos mostraram todo o seu gingado, no frevo.  “A mensagem que queremos passar com essa ação é: mesmo que você tenha uma deficiência, a vida continua. Não é por isso que se deve parar de viver ou aproveitar o que a vida oferece”, destacou a coordenadora do EleMe e também organizadora do evento, Valdenice Rumão.
 

José Augusto, de 50 anos, ficou paraplégico após um acidente de moto e recebe acompanhamento do EleMe, no HPS. “Estou na cadeira de rodas há 11 anos, às vezes fico triste com essa situação, mas tenho o apoio da minha família e das pessoas que cuidam de mim, aqui no hospital. Muitos deficientes não saem de casa porque sentem medo de não serem acolhidos ou pela falta de acesso aos lugares, mas eventos como esse nos traz a sensação de inclusão, estamos sendo acolhidos aqui”, conclui Augusto.

AMBULATÓRIO – No HPS, os pacientes com lesão medular contam com o Ambulatório de Enfermagem em Lesão Medular (EleMe), serviço pioneiro do SUS no Estado e que hoje atende cerca de 297 pacientes com o problema. O acompanhamento especializado, nesses casos, tem início já nas enfermarias, com o acompanhamento da equipe multiprofissional, e, após a alta, os pacientes são orientados a retornar ao Ambulatório para continuidade do acompanhamento iniciado na enfermaria. A reabilitação, nestes casos, é um processo de desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes para que possam viver com dependência mínima e se sintam capazes como seres humanos produtivos.



Hospital Pelópidas Silveira Hospital Pelópidas Silveira

BR-232, KM 6, Curado – Recife/PE - CEP: 50.730-680

Governo de Pernambuco