IMIP

Hospital Pelópidas Silveira


HPS é destaque em Congresso de Experiências Exitosas do IMIP



O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) realizou, de 12 a 14 de junho, o seu Congresso de Experiências Exitosas, juntamente com a XXVIII Conferência Fernando Figueira e a realização de diversos cursos pré-congresso. Foram  dias de intensa troca de experiências e saldo bastante positivo para toda comunidade do IMIP, ressaltando, inclusive, a vocação para o ensino e pesquisa do Hospital Pelópidas Silveira (HPS/ Gestão IMIP).

Ao todo, o HPS apresentou 10 trabalhos no Congresso, com destaque para o da enfermeira do setor de Qualidade, Maria Fernanda Aparecida Moura de Souza, que foi premiada com a terceira colocação na categoria Gestão. Com o tema "Ferramenta da Qualidade: Uso do PDCA nos Processos de Trabalho Relacionados à Prevenção de Infecções Relacionadas à Assistência em Saúde", o trabalho abordou o uso de ferramenta de gestão para detectar falhas nos processos e resolver as dificuldades, reduzindo o risco de infecções.

"Foi muito gratificante ter o reconhecimento pelo trabalho no Congresso, especialmente, porque tratamos de algo que é nosso dia a dia no Pelópidas. Começamos a usar a ferramenta PDCA na UTI Neuro do Hospital e, com medidas simples, alcançamos resultados muitos satisfatórios, tanto na assistência, com a redução de infecções, a consequente diminuição de gastos, e a melhoria nos próprios processos de trabalho. Então, é importante apresentar essa vivência para que outras unidades possam replicar, porque algo simples, prático e resolutivo", ressalta Maria Fernanda.

SEGURANÇA DO PACIENTE - Além da apresentação de trabalhos, o Hospital Pelópidas Silveira também foi responsável pelo curso pré-congresso de "Segurança do Paciente". A escolha pela unidade se deu pelo largo trabalho desenvolvido pelo HPS para criar uma Cultura de Segurança na instituição.

O curso abordou o conceito de Segurança do Paciente, as bases da investigação de incidentes e a implementação de melhorias através do uso de indicadores. Ao todo, 24 pessoas participaram da capacitação, que teve aprovação média de 96%.

"Aqui no HPS a preocupação com a segurança do paciente é diária e envolve todo o corpo funcional, não só as equipes assistenciais. Através de cursos na plataforma Pelópidas Digital e das avaliações setoriais, essa cultura é fomentada na nossa rotina. Além disso, temos a experiência satisfatória da participação nos  programas  Paciente Seguro e de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI),  pioneiros no Brasil e realizados pelo Ministério da Saúde com a parceria, para capacitação e orientação, do Hospital Alemão Osvaldo Cruz de São Paulo", pontua a Coordenadora de Enfermagem do HPS, Lídia Sodré.



Hospital Pelópidas Silveira Hospital Pelópidas Silveira

BR-232, KM 6, Curado – Recife/PE - CEP: 50.730-680

Governo de Pernambuco