IMIP

Hospital Pelópidas Silveira


HPS desenvolve ações para fomentar Segurança do Paciente



 

 

Em alusão à Semana de Segurança do Paciente, promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Hospital Pelópidas Silveira (HPS/Gestão IMIP), localizado às margens da BR-232 no Recife, realizou, nesta quinta-feira (26/09), uma série de ações para orientar colaboradores e usuários sobre os indicadores de segurança na unidade hospitalar. A Semana de Segurança do Paciente da unidade teve como foco um ciclo de debates e palestras sobre o tema.

Entre os palestrantes, o fisioterapeuta e autor do livro “Entre a vida e o milagre”, Elexsandro Araújo, discorreu sobre a “Humanização na assistência ao paciente da UTI. Já o enfermeiro e presidente estadual da Sociedade Brasileira de Enfermagem em Dermatologia palestrou sobre as “Práticas Seguras na Prevenção de Lesão por Pressão”. A programação foi encerrada com um amplo debate sobre o papel da equipe multiprofissional na garantia de segurança do paciente.

"Essa ação reforça uma preocupação com a segurança do paciente que é diária no Hospital Pelópidas Silveira e que envolve toda a equipe da unidade, sendo permanentemente pelo fomentada na nossa rotina. Além disso, temos a experiência satisfatória da participação nos programas Paciente Seguro e de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI), pioneiros no Brasil e realizados pelo Ministério da Saúde com a parceria, para capacitação e orientação, do Hospital Alemão Osvaldo Cruz de São Paulo”, destaca o superintendente do HPS, Caio Souza Leão.

HISTÓRICO – Desde 2015, o Hospital Pelópidas Silveira vem desenvolvendo experiências exitosas na área de segurança do paciente. Naquele ano, a unidade implantou Projeto Paciente Seguro, uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), que possibiitou que o HPS fosse acompanhado pela equipe do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, desenvolvendo projetos em diversas áreas, como avaliação e incorporação de tecnologia, capacitação de recursos humanos e desenvolvimento de técnicas e operação de gestão em serviços de saúde. Com isso, a unidade avançou nos indicadores de qualidade do atendimento, segurança do paciente e ampliação do conhecimento por parte dos profissionais de Saúde.

Já no ano passado, o Hospital foi selecionado, também pelo Ministério da Saúde, para participar do Projeto “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”, com o objetivo de qualificar e capacitar profissionais de saúde para reduzir o número de infecções relacionadas à assistência à saúde e também acidentes adversos nas UTIs.

"O Pelópidas possui a qualidade no seu DNA, já que traz uma cultura IMIP de mais de 50 anos de cuidados com os pernambucanos. A seleção do HPS para participar de projetos pioneiros do Ministério da Saúde se deu diante do trabalho já desenvolvido, desde nossa inauguração. Com esses incentivos conseguimos avançar ainda mais no reforço na segurança e na qualidade do atendimento aos nossos pacientes”, ressalta o diretor médico do HPS, Carlos Japhet.



Hospital Pelópidas Silveira Hospital Pelópidas Silveira

BR-232, KM 6, Curado – Recife/PE - CEP: 50.730-680

Governo de Pernambuco